Em uma decisão desta segunda-feira (2), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar ao ex-prefeito de Bandeirantes, Álvaro Nackle Urt, suspendendo os efeitos de seu decreto de cassação até o julgamento final de seu recurso especial. A liminar foi proferida pelo ministro Paulo Sérgio Domingues, que avaliou a existência de risco de dano irreparável para o requerente.
Imagem: reprodução
Álvaro Urt, que foi reeleito para o cargo de prefeito de Bandeirantes nas eleições de 2024, havia sido cassado anteriormente por supostas irregularidades apuradas pela Comissão de Investigação
A Justiça Eleitoral anulou os votos de três vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024, em Alcinópolis. O partido deles, o Progressistas, é acusado de fraudar cota de gênero ao registrar uma candidatura fictícia.
Imagem: Sheila Forato
A denúncia da irregularidade foi feita pelo candidato do Republicanos, na cidade, Luiz Cesar Ferreira de Melo contra todos os candidatos do Progressistas, eleitos ou não.
Ainda segundo a denúncia, a candidata Ana Maria Campos de Oliveira (Marcela da Parabólica) foi chamada ou se filiou ao partido apenas dois dias antes do prazo estipulado pela lei.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) de Mato Grosso do Sul apreciou o pedido do PSD e determinou, por unanimidade, na tarde de terça-feira (5), a retirada do processo contra o prefeito eleito de São Gabriel do Oeste, a 137 quilômetros de Campo Grande, Leocir Montanha (PSD).
Imagem: divulgação
A disputa envolvia a convenção municipal que havia escolhido Leocir como candidato, sendo contestada pelo diretório estadual do partido.
Leocir sucederá o atual prefeito Jeferson Luiz Tomazoni (PSDB). Leocir e o candidato a vice-prefeito, Rogério Rohr, venceram a disputa nas urnas, com 49,38% dos
Apesar do encerramento das eleições de 2024 no segundo turno deste domingo (27), duas cidades de Mato Grosso do Sul ainda enfrentam a incerteza em relação à escolha de seus prefeitos. O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, informou que as prefeituras de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste continuam sem definições.
Presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, explica situação eleitoral das prefeituras de São Gabriel do Oeste e Bandeirantes (Foto: Paulo Francis)
A vereadora Isa Marcondes, que recebeu o maior número de votos (2.992) pelo partido Republicanos no município de Dourados, disse que vai passar a administração da casa de luxo para o filho e dedicar todo o tempo ao trabalho na vereança.
Vereadora "passa chave de zona" e diz que vai focar em Dourados - Reprodução Redes Sociais
Para ingressar no Republicanos, contou à reportagem do Correio do Estado que esteve em Campo Grande reunida com representantes e mulheres do partido, onde apresentou suas propostas e recebeu a "bênção" para disputar uma cadeira na Câmara Municipal.
Com todas as urnas apuradas em Mato Grosso do Sul, é possível dizer que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) segue dominando as cadeiras do Executivo municipal pelo estado, com 44 prefeitos eleitos neste domingo (6), nas Eleições 2024.
Marçal Filho, Dr. Cassiano Maia e Eduardo Campos, prefeitos eleitos do PSDB em Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã (Foto: Aldemir Romero/Primeira Página)
Se comparado com 2022, o partido aumentou o número de candidatos eleitos. Quatro anos atrás, 37 nomes da legenda venceram a disputa por prefeituras de MS.
Em Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande, após o resultado final da eleição, teve 5 vereadores reeleitos e 4 novidades, sendo uma delas mulher.
Vereadores em sessão na Câmara de Camapuã - imagem: reprodução
Reelegeram os vereadores, Lelis do PODE com 629 votos, Pedrinho Cabeleireiro do PSDB com 470 votos, Ronnie Sandro do PODE com 452 votos, Helio do PP com 401 votos e Ademar Laurindo do PP com 264 votos. Não conseguiram se reeleger os vereadores, Marquinhos Moreira do MDB com 288 votos, Dr.
A eleição municipal em Figueirão, menor município de Mato Grosso do Sul em número de habitantes, teve uma disputa acirrada entre os três principais candidatos. Com 43,82% dos votos, o prefeito reeleito foi Juvenal Consolaro (PSDB). Seus adversários, Rogério Rosalin (PP), que obteve 30,94% dos votos, e Antonio Azevedo Nabhan (PSD), com 25,24%, também tiveram uma participação expressiva no pleito. O vice-prefeito eleito é Jorge Mortari.
Prefeito reeleito Juvenal Consolaro ao lado do vice Jorge Mortari (Foto: Reprodução)
O prefeito reeleito tem 72 anos, é viúvo, tem o ensino superior completo e
Manoel Eugênio Nery (PP), foi reeleito prefeito de Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande, neste domingo (6), após a apuração final, com 4.414 votos. Manoel Nery, de 54 anos, é casado, possui ensino superior completo e declarou um patrimônio de R$ 14 milhões à Justiça Eleitoral.
Aloizio Targino e Manoel Nery - imagem: reprodução
Aloizio Targino Ferreira Conceição, do PSDB, foi eleito vice-prefeito. Targino, de 35 anos, é casado, tem ensino superior completo e trabalha como jornalista. Seu patrimônio declarado é de R$ 255 mil.
Manoel Nery e Targino enfrentaram duas outras chapas nas
Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), a pedido do site Idest, aponta Manoel Nery como o principal favorito nas eleições para prefeito de Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande. O levantamento, realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, ouviu 303 eleitores e está registrado sob o número MS-09949/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).