Entrou em vigor a regra fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) que limita os juros de dívidas no rotativo do cartão de crédito a 100% do valor contratado. A decisão veio após o transcurso de 90 dias sem que houvesse um acordo entre governo, as instituições financeiras, o Congresso Nacional e o Banco Central sobre os juros.
A limitação foi prevista na Lei do Desenrola, após a constatação de que os juros elevados praticados pelas instituições eram um dos grandes fatores de endividamento no País.
Aliado ou inimigo das finanças? O cartão de crédito sofreu seu maior aumento nos juros em maio deste ano, sendo o maior dos últimos seis anos, chegando a 455,10%, ao ano, segundo o Banco Central. Essa é a maior taxa desde março de 2017, quando atingiu, 490% ao ano.
Imagem: Agência Brasil
Especialista em Economia Comportamental, a economista Andreia Saragoça, destaca que os juros do cartão de crédito são os mais caros dentre todos.
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta muito útil e vantajosa se usada da maneira correta, mas quando isso não é feito e a pessoa não consegue pagar o valor